sábado, 29 de maio de 2010

2º Festival de Escolas do Alentejo

Hoje, dia 29 de Maio, participámos, eu e o meu Ensemble de Flautas de Bísel, no 2º Festival de Escolas do Alentejo. Foi uma organização da DREA. E fico-me por aqui quanto à organização do evento. Só um reparo: demasiado longo. O resto fica para mim.
As condições acústicas (?) más, mas muitíssimo más. Péssimas! Eu que estive no palco, não ouvia as flautas. Tive que adivinhar, é esta a palavra exacta, o que estavam a tocar e a tentar, pois foi isso o que consegui fazer, repito, tentar que os meus flautistas tocassem todos "A Tempo" e ao mesmo tempo.
Acho que a maioría dos professores raramente ou nunca fez música de câmara. O que lamento. Pela forma como foram apresentadas a grande parte das obras... Fiquei com a sensação rara de que andam a ver televisão a mais! Muito "playback" parcial e imitações baratas de certos programas televisivos. E isto é inadmissível num evento como este. Ou pelo menos deveria ser.
Pelos anos que levo de ensino, pelo que já fiz, pelo que tenho feito e continuo a fazer em prol da Música e da Cultura, vou deixar aqui o meu apelo e alguns conselhos a todos os professores de Educação Musical:
Mais trabalho de casa, não gravações, mas sim escrita de partituras, arranjos, etc.
Mais estudo musical - ler partituras de compositores consagrados, (Mozart, JSBach, Beethoven, os polifonistas de quinhentos e de seiscentos, etc.), estudar harmonia, contraponto, história da música e da cultura, etc.
Tentem cantar num coro de verdade, que faça do Canto Gregoriano e da polifonia dos séculos XV, XVI e seguintes, o seu fundamento cultural, nunca descuidando a nossa música tradicional brilhantemente harmonizada por grandes compositores portugueses como Lopes Graça.
Façam menos playback's e mais música ao vivo.
Escutar mais música séria, culta ou clássica ou lá como lhe queiram chamar e de preferência ao vivo.
Ensinar é exigir. A começar por nós próprios. Há que ser exigente com o que se faz e se ensina! A Escola é, deveria ser, uma Escola Cultural e não uma Escola para fazer 4 "tontices", perdoem-me a expressão.
Apesar do nível escolar, 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, todos os professores têm a obrigação de se exigir e exigir mais a alunos e até a colegas da escola.
Como dizia um antigo professor meu, "só se pode ensinar o que se sabe, nunca o que não se sabe". Que grande verdade!
Conclusão.
Num país sem cultura musical, ainda que com grandes nomes, com escolinhas, academiasinhas e conservatóriozecos de música, que de MÚSICA quase não se fala nem se trabalha, o que é que se pode esperar?
O nosso ensino está mesmo muito doente, mas o da música está moribundo! E isto dói-me! E entristece-me! Muuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito!

Sem comentários:

Enviar um comentário