domingo, 2 de agosto de 2009

Cultura e Património VI

Pergunta - Mas o que é isto de Cultura e Património? O que é que este "indivíduo" quer vender? - Pensarão alguns.
Resposta - Vender, nada!
O que eu defendo, defende qualquer profissional das artes em geral e da música em particular. E mais ainda se são do Jazz ou da Música chamada de Clássica: Concertos, Escolas e mais Concertos e mais Escolas e mais Concertos... Enfim! Só com bons ouvintes se fazem bons músicos, "n' é"?
Resumindo: ARTE!
Daquilo que eu defendo aqui, (e sempre defenderei), é ARTE! Assim com todas as letras e em maiúsculas.
Não defendo, tão pouco gosto, de música mesmo clássica mas com o único intuito de divertir, para passar o tempo, etc. NÃO! Não é disso que se trata! É outra coisa totalmente diferente.
Isto "vem a lume" por um vídeo que me enviaram de uma orquestra que não sei o nome. Os "artistas" até tocam, mas é só puro entretenimento. Lá que estavam todos muito afinadinhos e certinhos estavam, mas ... Falta o resto que é o mais importante.
Por isso é que eu deixei aqueles dois anúncios de concertos! Aquilo é ARTE! Assim se faz ARTE em Portugal!
Só mais um apontamento.
Eu, raramente oiço música para me entreter. Não sei escutar. Distraio-me com frequência! Aquilo não me diz rigorosamente nada. Só oiço música com o intuito de aprender, de me informar, para me tornar melhor músico e compositor.
Falando em compositor, estou às voltas com um coral, com um quinteto de sopro com temas populares/tradicionais portugueses, um concerto de piano, algumas pecinhas para o meu Ensemble de Flautas de bísel, um projecto sobre temas populares-tradicionais baixo-alentejanos em que misturo corais do Baixo Alentejo com piano e canto e talvez mais algum agrupamento instrumental. Se este pegar ... Vai-me dar cá uma "trabalhera"!!!!! Mas é extremamente fascinante! Só o farei se conseguir patrocínios para isso, se não é impossível.
Já agora, informo que fiz um outro blogue. Este é só para me auto-promocionar: http://www.vascomnpereira-compositor.blogspot.com/
Estou pensando em deixar este blogue. Não por falta de interesse, mas porque alguém ficou muito ofendido, zangado comigo, (sei lá), por eu ter escrito sobre incompetência. Pensou ou pensaram, porque foi mais de uma pessoa, que eu estava a criticar o elenco camarário cá do burgo ... Se alguém enfiou a carapuça a culpa não é minha. Só me limitei a constatar alguns factos e ideias que se têm passado comigo noutras câmaras deste distrito e com outras instituições públicas. Como exemplo, há instituições que nunca me responderam nem a cartas nem a "e-mails". Se são mal-formados, para mim isso é ser incompetente, isto é, não tem capacidade/competência para estar no cargo que desempenha. É que eu tenho um grande projecto para o distrito de Portalegre e, de quando em vez, lá consigo uma reunião com vereadores e presidentes de câmara ... Para coisa nenhuma. Pode ser que apareça algum iluminado. Quem sabe?
Vou ficar a meditar se vou continuar com este meu blogue ou não.
Como diz o meu amigo italiano, "Ciao"!

1 comentário:

  1. Excelentíssimo Amigo,
    Apesar da minha ausência de comentários tenho sido assíduo leitor do seu espaço, não obstante gostaria de discutir um assunto do qual a minha perspectiva me dá outra percepção.
    Enquanto apreciador de música, talvez não tanto como o meu caro, mas devo confessar-lhe que vejo a música como uma arte e como arte que é, o seu principal papel é entreter os ouvintes, igualmente a pintura, a escultura, as artes dramáticas e de representação, o são. Ainda que a sua posição enquanto músico poderá e levará certamente, a que adopte uma postura de reflexão acerca do que é feito, podendo ajuizar de um modo mais crítico e profissional.
    Levanto a questão – Para que serve a arte? A arte serve para diversão, a arte é uma fuga da realidade, é um distanciamento de nós ao mesmo tempo cheio de uma aproximação à nossa concretização. Fantasia ou realidade? Fantasia – permite-nos sonhar, acreditar fugir de nós, ser outros, estar noutros locais. Realidade – ser nós mesmos de um pondo de vista identitário, aproximarmo-nos dos sonhos através das nossas preferências artísticas.
    Professor fica aqui a minha opinião, gostaria de debater esta problemática consigo, assim desta forma, da mesma maneira que fazemos “Luz”, tento mantê-lo activo neste seu belo Blog e evitar que nos abandone.
    Os meus estimados cumprimentos.

    ResponderEliminar