segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

In memoriam

Estive a ler uns blogues de e sobre Campo Maior e fiquei um pouco estupefacto. Afinal somos tâo poucos ... P'ra aí uns oito mil e tal habitantes ...
Já levo uns anitos disto de críticas e contra-críticas, são 52! Não se esqueçam que tenho andado nos últimos 30 anos a dar concertos por esse mundo fora.
É só em jeito de explicação.
Náo me importa ser criticado, mas criticar sem perceber o que quer que seja, não aceito.
A associação a que tenho a honra de pertencer, sim para mim é uma honra e um privilégio pertencer a esta associação que ajudei a criar, tem como objectivos a promoção,a divulgação e o ensino da ARTE e da CULTURA e dos seus agentes, quer sejam amadores ou profissionais. Mas atenção! Só aquelas que de um ponto de vista estritamente artístico se tratarem!
Poderia enunciar inúmeras anedotas e peripécias que me passaram ao longo dos meus anos de concertista, mas só um reparo.
Aquilo a que alguns chamam de cultura, eu chamo de comércio, independentemente da qualidade apresentada. E há tanto comércio na música clássica como na música comercial.
Aqui do que se trata é de ARTE! E não lhe dêem mais voltas!
O que estamos tentando fazer em Campo Maior com a AD SEPTEM ARS é promover, divulgar e ensinar a ARTE em todas as suas vertentes e linguagens. E isto já não é para mim que tenho 52 anitos e que me tenho dedicado à Música "culta" desde os 8 ou 9 anos com a minha querida e saudosa professora D. Maria Amélia Dias! Que pianista era! Ainda hoje ando à procura da sonoridade que dava ao Brahms! Simplesmente genial! Obrigado por tudo o que me ensinou!
Se sou músico a si o devo!
Relembro esta grande SENHORA da Cultura Campomaiorense, porque toda a sua vida se dedicou à CULTURA e à ARTE!
E esta associação tem que servir para não deixar perder grandes carreiras e grandes ARTISTAS como a da D. Maria Amélia. Esta senhora, para quem não sabe, foi uma grande, excepcional pianista, da talha de uma Maria João Pires! Era simplesmente divinal a sua sonoridade pianística!
Se alguém tiver o contacto da família da D. Maria Amélia, agradeço que ma enviem. Desde já o meu agradecimento antecipado.
Se houver alguma dúvida, eu, como professor, não deixarei de explicar. Mas não vou entrar em discussões parvas e inúteis sobre o que é cultura e o que é arte. Isso eu sei, pois tenho dedicado toda a minha vida à arte e à cultura.

2 comentários:

  1. Prof. Vasco,

    Desde já, os meus Parabéns ao Prof. e a todos que estão envolvidos nesta nova aventura.

    Quando divulguei a nova Associação, nunca pensei que fosse sair aquela confusão toda.

    Acredito que a Associação vai trazer até aos Campomaiorenses, eventos interessantes e "educar-nos culturalmente".

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Olá Prof. Vasco,

    Parabéns a si e a toda a sua equipa. Apesar do frio, adorei o concerto-apresentação.

    Não sou propriamente um apreciador da música dita clássica mas ouvi-la ao vivo faz toda a diferença. Contem com a minha presença sempre que for possivel.

    Só tenho um reparo: cai muito mal ver aqueles lugares com a indicação de "Reservado". Disse, e muito bem, que o snobismo e o elitismo não têm nada a ver com a V/ Associação. Seguindo essa ideia, seria bastante agradável verificar que não há público de primeira e público de segunda.

    Felicidades para si e para a AD SEPTEM ARS.

    ResponderEliminar